skip to Main Content
Trilha Dos Coroados

Inspirado nas leituras de narrativas de época e em algumas teses de historiadores que se dedicaram ao Inspirado nas leituras de narrativas de época e em algumas teses de historiadores que se dedicaram ao estudo da colonização do Estado de São Paulo e, conseqüentemente, da construção do trecho Paulista da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. Fato que culminou em um genocídio indígena que quase exterminou os índios Kaingang, conhecidos como “Coroados”.

O músico Levi Ramiro compôs uma obra instrumental que procura, de forma intuitiva, retratar a atmosfera de alguns locais da região e acontecimentos (final do século 19, início do século 20) que de alguma forma soterraram costumes e características da cultura Kaingang.

As músicas compostas nasceram da visão e reflexão sobre cada momento e cada sentimento. Tanto do colonizador-invasor com seu espírito de aventura, como do índio ameaçado pela invasão assistindo a destruição do seu meio ambiente. As músicas procuram retratar, ainda, a paisagem bucólica da época, homenageando alguns locais, plantas, animais e rios que banham esta região.

Ouça: