O som da Viola de cabaça
Sobre as Violas
Viola de cabaça é um instrumento de cordas cujo o corpo ou caixa de ressonância é feito com o fruto parente das abóboras conhecido como cabaça, porongo, purunga, etc. Depois de seco e tratado, esse fruto, que tem formatos variados, transfere uma característica singular a cada instrumento. A viola de cabaça não tem uma ocorrência e expressão que represente a cultura de uma região específica do Brasil e como toda viola varia muito na afinação e maneira de tocar. Ela surge das mãos de artesãos populares que de forma natural e prática, procuram preservar as características básicas de uma viola de dez cordas.
A cabaça é utilizada por diferentes povos tanto para a feitura de utensílios, cordofones e instrumentos de percussão. Como exemplo encontramos na Africa o Kora ou Corá e na India o Sitar, ambos cordofones feitos com a cabaça.
A essência de uma viola de cabaça é encontrada numa figura simples, bem ancestral e muito conhecida pra nós; um arco de madeira, uma corda de aço, uma cabaça… O berimbau.
Com a experiência na construção de vários instrumentos utilizando a cabaça como caixa de ressonância, constatamos que o som do berimbau é a característica básica transferida aos cordofones. Cada instrumento apresenta esse caráter de forma diferente.


Sobre as Músicas
As composições de Levi Ramiro aqui registradas fazem parte do Livro:
Mãos que fazem, mãos que tocam – O violeiro Levi Ramiro
(Partituras, tablaturas e uma breve história)
Para a gravação utilizamos três violas, a Asa Branca com voz mais grave, a Cedrinha mais média e a Heleninha mais aguda. Coincidentemente, temos no Brasil três tipos básicos de berimbau, o Gunga ou Berra- boi mais grave, o Médio mais médio e o Viola mais agudo.
O tamanho e formato da cabaça, assim como as madeiras utilizadas nas partes e outros detalhes, definem características únicas pra cada instrumento, sua voz, seu temperamento, seu formato e figura.
Ficha técnica:
Gravação: Estúdio Rio Abaixo em Belo Horizonte MG por Gustavo Guimarães
Mixagem: Pedro Romão
Masterização: Homero Lotito.
Fotos: Gustavo Guimarães
Links das músicas
02 DIAS NA CANASTRA
Viola Cedrinha Você e a viola, somente a essência da natureza, o instinto do ponteio…
03 MIGUELINHO
Viola Heleninha Uma singela homenagem para esse peixinho corajoso que conheci no Rio Araguaia. No…
04 GIBÃO VAQUEJADA
Viola Heleninha A visão do Nordeste, do sertão seco, sinto que veio a mim como…
05 INTERIORES
Viola Asa Branca Caminhos dos interiores do Brasil, dos sertões de dentro… Acompanhado do saudoso…
06 BATUQUE NA TUIA SETE CORES
Viola Cedrinha Uma menção às festas que muitas vezes aconteciam dentro de velhas tuias e…
07 DÉRCIO NO FUSCA
Heleninha Lembrando a aventura que era viajar com o saudoso menestrel Dércio Marques. Ele ao…
08 COMITIVA DO CORRÊA
Viola Asa Branca Gravada primeiramente no CD Maracanãs, essa música tem como inspiração maior o…
09 BARROQUINHA
Viola Cedrinha A surpresa dos detalhes, das descobertas ao caminhar pelos mistérios da nossa violinha.…
10 BALANÇO CAPIAU
Viola Cedrinha Em 1999 gravamos o programa Estrela da manhã da rádio cultura de São…
11 VIOLA SEM RODEIO
Viola Heleninha Gravada no álbum Prosa na base do ponteio ela nasce com forma de…