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O som da Viola de cabaça

Sobre as Violas

Viola de cabaça é um instrumento de cordas cujo o corpo ou caixa de ressonância é feito com o fruto parente das abóboras conhecido como cabaça, porongo, purunga, etc. Depois de seco e tratado, esse fruto, que tem formatos variados, transfere uma característica singular a cada instrumento. A viola de cabaça não tem uma ocorrência e expressão que represente a cultura de uma região específica do Brasil e como toda viola varia muito na afinação e maneira de tocar. Ela surge das mãos de artesãos populares que de forma natural e prática, procuram preservar as características básicas de uma viola de dez cordas.

A cabaça é utilizada por diferentes povos tanto para a feitura de utensílios, cordofones e instrumentos de percussão. Como exemplo encontramos na Africa o Kora ou Corá e na India o Sitar, ambos cordofones feitos com a cabaça.

A essência de uma viola de cabaça é encontrada numa figura simples, bem ancestral e muito conhecida pra nós; um arco de madeira, uma corda de aço, uma cabaça… O berimbau.

Com a experiência na construção de vários instrumentos utilizando a cabaça como caixa de ressonância, constatamos que o som do berimbau é a característica básica transferida aos cordofones. Cada instrumento apresenta esse caráter de forma diferente.

Sobre as Músicas

As composições de Levi Ramiro aqui registradas fazem parte do Livro:

Mãos que fazem, mãos que tocam – O violeiro Levi Ramiro
(Partituras, tablaturas e uma breve história)

Para a gravação utilizamos três violas, a Asa Branca com voz mais grave, a Cedrinha mais média e a Heleninha mais aguda. Coincidentemente, temos no Brasil três tipos básicos de berimbau, o Gunga ou Berra- boi mais grave, o Médio mais médio e o Viola mais agudo.

O tamanho e formato da cabaça, assim como as madeiras utilizadas nas partes e outros detalhes, definem características únicas pra cada instrumento, sua voz, seu temperamento, seu formato e figura.

Ficha técnica:

Gravação: Estúdio Rio Abaixo em Belo Horizonte MG por Gustavo Guimarães
Mixagem: Pedro Romão
Masterização: Homero Lotito.
Fotos: Gustavo Guimarães

Links das músicas

01 NINHUMA INHUMA

Viola Asa Branca A Inhuma é uma ave que dá nome a um toque tradicional…

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02 DIAS NA CANASTRA

Viola Cedrinha Você e a viola, somente a essência da natureza, o instinto do ponteio…

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03 MIGUELINHO

Viola Heleninha Uma singela homenagem para esse peixinho corajoso que conheci no Rio Araguaia. No…

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04 GIBÃO VAQUEJADA

Viola Heleninha A visão do Nordeste, do sertão seco, sinto que veio a mim como…

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05 INTERIORES

Viola Asa Branca Caminhos dos interiores do Brasil, dos sertões de dentro… Acompanhado do saudoso…

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06 BATUQUE NA TUIA SETE CORES

Viola Cedrinha Uma menção às festas que muitas vezes aconteciam dentro de velhas tuias e…

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07 DÉRCIO NO FUSCA

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08 COMITIVA DO CORRÊA

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09 BARROQUINHA

Viola Cedrinha A surpresa dos detalhes, das descobertas ao caminhar pelos mistérios da nossa violinha.…

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10 BALANÇO CAPIAU

Viola Cedrinha Em 1999 gravamos o programa Estrela da manhã da rádio cultura de São…

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11 VIOLA SEM RODEIO

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